Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA (Mestrado)

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) teve o curso de Mestrado Acadêmico aprovado em 2019, com início das suas atividades em 2020. O PPGA – UFERSA é o único Mestrado localizado no interior do Rio Grande do Norte e tem o desafio de atender à grande demanda de formados em Administração e áreas correlatas na região do semiárido nordestino.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

GESTÃO ORGANIZACIONAL

A área de concentração do programa denomina-se Gestão Organizacional que compreende o estudo das teorias, modelos e abordagens que descrevem e explicam a gestão e seus ambientes. Dedica-se, ainda, ao estudo dos processos e influências da gestão organizacional em setores específicos e na sociedade no sentido de empreender ações visando a solucionar problemas de mercado e da sociedade, maximizando a sua gestão.

Considerando que a região do semiárido convive com polarizações entre as empresas de grande porte com potencial exportador e também com empreendimentos agrícolas tradicionais, incluindo a agricultura familiar, os estudos devem permitir desenvolver estratégias inovadoras de gerenciamento capazes de viabilizar que essas duas estruturas possam coexistir de forma sustentável, buscando mitigar processos predatórios advindos das pressões macroeconômicas. Neste sentido, os processos de gestão têm o potencial para estimular de forma equilibrada as dimensões sociais, ambientais e econômicas e ao mesmo tempo desenvolver perspectivas teórico-analíticas no campo dos processos organizacionais e decisórios considerando a diversidade de organizações e instituições presentes na região.

 

LINHAS DE PESQUISA

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

Esta linha se propõe a desenvolver pesquisas teórico-empíricas acerca da promoção dos elos da sustentabilidade no âmbito das organizações nos mais diversos contextos e constituições, por meio da gestão socioambiental. Nesse sentido, discutir-se-á como a gestão organizacional se desenvolve em premissas de gestão socioambiental, podendo englobar: estratégias de sustentabilidade; avaliação de impactos sociais e ambientais; práticas e políticas de responsabilidade social corporativa; inovação para sustentabilidade; tomada de decisão com foco na sustentabilidade; ações de gestão socioambiental; educação para a sustentabilidade.

 

PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E DECISÓRIOS

O objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver estudos e pesquisas em organizações e sua gestão, compreendendo a análise dos diversos processos organizacionais, a partir de técnicas qualitativas e quantitativas, de forma multi e interdisciplinar. Os estudos nesta linha contemplarão aspectos relacionados às áreas da gestão empresarial; incluindo, mas não se limitando a: eficiência de processos; gestão da inovação; empreendedorismo de base tecnológica; pesquisa operacional; gestão e decisões financeiras; além de sustentar mais especificamente estudos sobre teoria da decisão e seus aspectos comportamentais.

 

22 de novembro de 2019. Visualizações: 3891. Última modificação: 10/07/2020 19:11:01