Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA (Mestrado)

Alunos do PPGA têm capacitação sobre o software R

Capacitação, Ensino, Estudante 11 de junho de 2024. Visualizações: 128. Última modificação: 11/06/2024 18:26:51

Durante a manhã do dia 11.06, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) participaram do V Ciclo de Capacitação Metodológica, promovido pelo Mestrado Acadêmico. O objetivo do evento, desta vez, foi capacitar os alunos com conceitos básicos sobre o software “R” (https://www.r-project.org/). O software é uma poderosa ferramenta de código aberto (open source) usada mundialmente para estatística computacional, geração de gráficos e análise de dados em geral.

O evento capacitou os alunos em relação aos conceitos básicos, como entrada de dados, tratamentos de dados, correção de erros, manipulação de dataframes, criação de variáveis e análise de regressão (múltipla e logit). Para o discente Dario Policarpo (primeiro ano do mestrado), foi um momento “importante e necessário” para a formação dos alunos. Já a discente Camilla Duarte, também da Turma 2024, disse que o software R possibilita atender as demandas das pesquisas realizadas durante o mestrado, sendo “uma ferramenta que viabiliza resolver problemas práticos, tanto no contexto acadêmico como no ambiente de mercado, com um universo de possibilidades na resolução dos mais diversos tipos de problema.”

Alunos do PPGA durante o evento (Camilla Duarte e Dario Policarpo).

O curso foi ministrado pelos docentes Kleber Formiga (CCSAH-PPGA), Yuri Azevedo (CCSAH-PPGA) e Alexsandro Prado (CCSAH), que são membros do CONTABILIDADOS – Contabilidade e Finanças, sendo o Professor Kleber o líder do grupo de pesquisa. O grupo foi fundado em 2019, atuando nas linhas de pesquisa de análise de dados contábeis, informações contábeis para o setor público e usuários externos. O grupo também disponibiliza outras materiais e mais dúvidas podem ser esclarecidas em: contabilidados@ufersa.edu.br