Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA (Mestrado)

Pesquisador ministra oficina sobre DEA

Capacitação, Ensino, Estudante 5 de março de 2024. Visualizações: 103. Última modificação: 05/03/2024 09:57:32

Entre os dias 04 e 05 de março, o Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFERSA Mossoró) recebeu o professor Thyago Nepomuceno (UFPE) para ministrar a oficina de capacitação sobre DEA – Análise Envoltória de Dados/Data Envelopment Analysis. O tema DEA é amplamente difundido na literatura, sendo uma abordagem para apoiar tomada de decisões em ambientes complexos, fazendo uso de técnicas quantitativas e que se coaduna com a linha de pesquisa do PPGA: Processos Organizacionais e Decisórios. Durante o curso, os participantes tiveram explanações teóricas e aplicações práticas realizadas em ambiente computacional. O evento ocorreu nas dependências do LCC.

Foto: Participantes durante o primeiro dia do evento.

O evento faz parte das ações do planejamento estratégico para o ano de 2024, com o objetivo de envolver a participação de pesquisadores de outras instituições do país junto ao PPGA. Essa estratégia possibilita a formação de parcerias futuras, criando um ambiente propício para a construção de projetos de pesquisa na pós-graduação. O professor Thyago é docente do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também é bolsista produtividade do CNPq e foi Professor Visitante na Università degli Studi di Verona (2021-2022) e no Politecnico di Milano (2023). Sua participação foi um momento importante tanto para os discentes do programa quanto para os docentes credenciados, proporcionando a troca de experiências acadêmicas sobre o tema. É crucial ressaltar que o evento também foi significativo para os alunos que estão desenvolvendo suas pesquisas, pois ampliou as discussões sobre as possíveis aplicações relacionadas ao tema DEA, que foram discutidas.

O convite para participação para o evento, veio do Prof Ciro Figueiredo (atual coordenador do PPGA), dado a parceria de ambos em projetos de pesquisa, artigos em periódicos e conferências. Atualmente, ambos os pesquisadores são editores no periódico Socioeconomic Analytics, cujo o acesso é open access e foca em análise de dados sociais e econômicos.

Foto: Aplicação prática realizada em ambiente computacional.